Bem-Vindo ao CEDIFI - Centro Especializado em Doenças Digestivas e do Fígado.


  Contato : (21) 2768 - 7259

Você já conhece o nosso Programa de Tratamento da Obesidade?

Compartilhe!

Cirurgia Bariátrica X Balão Intragástrico

Através do programa, o paciente se preparará para a cirurgia bariátrica ou para a introdução do balão intragástrico através da endoscopia.

A gastroplastia ou redução de estômago geralmente é indicada para os pacientes que estão com IMC acima de 35 Kg/m² e apresentam doenças correlacionadas ou para pacientes com IMC acima de 40 Kg/m², independentemente de doenças associadas ao peso. Existem três tipos de cirurgia bariátrica: a disabsortiva, a restritiva e a mista.  Já o balão intragástrico é um tratamento endoscópico de combate à obesidade. Isso significa que se o paciente puder passar pelo procedimento e optar por esse serviço, ele colocará o balão por meio de uma endoscopia, preenchendo parte do estômago a fim de reduzir o apetite e aumentar a sensação de saciedade.

Os principais benefícios da cirurgia não se restringem a perda de peso, mas também uma melhora significativa do funcionamento metabólico do organismo, com efeito em doenças como diabetes tipo 2, hipertensão, colesterol, entre outras. Já o principal benefício do balão intragástrico é a perda de peso e manutenção da perda, mas para isso o paciente precisa se comprometer com o tratamento, que requer uso de medicamentos, dieta específica e atividades físicas.

A colocação do balão é menos invasivo que a cirurgia bariátrica e mais rápido também, geralmente não é necessária a internação. Ele é indicado para quem tem doenças como pressão alta ou diabetes associadas com o aumento do peso.

Psicologia

Ao longo  do tratamento, o paciente será acompanhado por vários profissionais, entre eles o psicólogo, responsável pelo bem estar mental tanto no pré-operatório como no pós-cirúrgico. É muito importante que o paciente seja acompanhado por um profissional da área, pois a cirurgia requer uma mudança total do comportamento, dos hábitos alimentares e até mesmo do estilo de vida. Por isso, além do apoio familiar, a atuação do psicólogo é imprescindível para que se atinja os melhores resultados possíveis.

O psicólogo atua tanto no que motivou o paciente a fazer a cirurgia bariátrica, ou colocação do balão intragástrico, como também investiga possíveis sintomas de depressão, transtorno de ansiedade generalizada, entre outros. Essa investigação é feita porque o paciente precisa estar bem não só fisicamente, mas mentalmente para passar por todas as mudanças exigidas em ambos procedimentos.

Cardiologia

É comum encontrarmos doenças associadas à obesidade, como hipertensão, insuficiência cardíaca e/ou outras do coração. Poucos sabem, mas a cirurgia bariátrica exerce um importante papel na melhora de doenças cardiovasculares.

Por isso, o paciente que inicia o programa de tratamento de obesidade será acompanhado pelo médico cardiologista, pois ele irá avaliar se o paciente está apto ou não à cirurgia, além de avaliar a melhora das doenças cardíacas associadas à obesidade no pós-cirúrgico!

Nutricionista

O papel do nutricionista é de extrema importância no pré-operatório, no pós-cirúrgico imediato e na reeducação alimentar contínua. Isso significa que o paciente que se decide tanto pela cirurgia bariátrica quanto pelo balão intragástrico precisará passar por uma mudança de hábitos e comportamentos alimentares. O trabalho do nutricionista está ligado ao trabalho do psicólogo no que tange essa transformação.

No pré-operatório o paciente precisa, na maior parte das vezes, de uma adequação alimentar conforme a carência vitamínica apresentada;

No pós-cirúrgico o nutricionista avaliará o paciente, o tipo de procedimento feito e monta uma dieta evolutiva;

Por fim, na reeducação alimentar o nutricionista tem um papel importante na ressignificação dos alimentos: muito além de contar calorias ingeridas, o paciente precisa redescobrir o prazer em comer alimentos ricos em nutrientes.

Endocrinologia

O profissional desta área acompanhará o paciente antes da cirurgia – com o tratamento clínico visando a perda de peso e melhora das doenças associadas-; próximo da intervenção cirúrgica – buscando reduzir ao máximo os riscos do paciente após a cirurgia-; e no pós-operatório – com o papel de monitorar deficiências nutricionais, acompanhar as possíveis comorbidades e prevenir o reaparecimento da obesidade.

No CEDIFI, oferecemos um programa de tratamento de obesidade completo, cujo o responsável é Dr. Vanderson Lemos, estando à frente do mesmo desde o início. Sua trajetória acadêmica passou pelas melhores universidades do país, além de ser membro de conselhos e associações nacionais e internacionais de cirurgia bariátrica e metabólica. Através do Programa de Tratamento da Obesidade, o CEDIFI entrega não só um serviço de altíssima qualidade, mas transforma profundamente aqueles que vêm até a clínica em busca de melhor qualidade de vida.

Ficou interessado no programa? Entre em contato conosco!

4 Comments
  1. Responder
    Ivani Maria dos Santos

    O plano de saúde cobre todo o tratamento?.

  2. Responder
    Adriana mello

    Gostaria de saber sobre o balão intragástrico,e com quem marcaria a consulta

  3. Responder
    Alice

    Olá eu gostaria muito de fazer o balão mas, já tentei por diversas vezes dietas malucas, remédios etc.. Gostaria de saber se o plano Unimed cobre o procedimento?

  4. Responder
    Márcia Maria de Oliveira

    Gostaria de saber se faz pelo plano de saúde???

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

shares