pHMETRIA ESOFÁGICA


É um exame utilizado para medir a intensidade do refluxo de ácido do estômago para o esôfago. É o método disponível mais eficaz para o diagnóstico da Doença do refluxo gastro-esofágico;


A PHmetria não pode ser realizada sob sedação, pois os medicamentos sedativos alteram a motilidade do esôfago.


Após anestesia local com gel e spray de lidocaína na narina e garganta, em poucos minutos uma sonda flexível é introduzida pela narina do paciente sentado e progride suavemente até atingir a faringe. Esta sonda possui sensores de pH que detectam a acidez no esôfago.


A sonda é fixada a narina e ligada a um mini-computador, que é colocado em um bolsa que pode ser carregada presa a cintura. O paciente deverá retornar no dia seguinte para retirada do aparelho.


O paciente deverá preencher um diário, marcando horários das alimentações, sintomas e se estava deitado ou em pé. Ele deve realizar suas atividades normais, de forma a reproduzir os eventos corriqueiros do dia a dia.


Indicações


– Dor torácica de origem não cardíaca;


– Pirose (azia) e Tosse crônica;


– Doença do refluxo gastro-esofágico;


– Regurgitação alimentar;


– Disfagia ou odinofagia (dificuldade ou dor para engolir);


– Vômitos ou náuseas de repetição;


– Pré-operatório de cirurgias de hérnia de hiato (hiatoplastias);


– Controle evolutivo após cirurgias sobre o cárdia, etc.


Para agendamento e  informações sobre os exames, por favor, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 21 2768 7259.



pHmetria Esofágica

Rua Ivan Vigné, 97 - Grupo 101 a 206 - Centro - Nova Iguaçu/RJ - CEP 26255-158 - 21 2768.7259