ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA


Será necessário autorização para realização do exame, sendo fornecido um termo de consentimento informado. O objetivo do termo é esclarecer todas as dúvidas do exame junto a equipe da CEDIFI.


A endoscopia digestiva alta é um exame simples, fácil e rápido. Consiste na passagem, pela boca, de um tubo fino e flexível, chamado endoscópio, que possui um moderno sistema de vídeo, permitindo que o médico visualize a mucosa (revestimento interno) do seu esôfago, estômago e duodeno.


Por ser muito sensível, possibilita o diagnóstico de anormalidades nas regiões examinadas, como sangramentos, gastrites e úlceras.


O exame é indolor e causa apenas um leve incômodo. Conforme a avaliação do médico durante o exame, poderá haver necessidade de serem realizadas biópsias (remoção indolor de pequenos fragmentos de tecido), principalmente para a detecção do Helicobacter pylori, bactéria presente em algumas doenças do estômago.


Existem outros procedimentos que também podem ser realizados, como ligadura elástica de varizes do esôfago, dilatação de estreitamentos do esôfago, estômago e duodeno, retirada de pólipos e outros procedimentos.


Para realização do exame é obrigatório a entrega do documento abaixo devidamente preenchido e assinado. Após imprimir o documento entre em contato por telefone para agendar seu exame e receba todas as informações obrigatórias necessárias.


Indicações


– Dor abdominal (cólicas)


– Pirose (azia) e desconforto retro-esternal (dores no peito)


– Disfagia ou odinofagia (dificuldade ou dor para engolir)


– Sintomas de refluxo gastro-esofágico;


– Vômitos ou náuseas de repetição;


– Hemorragia digestiva alta (vômitos com sangue ou fezes enegrecidas);


– Em pacientes com uso crônico de anticoagulantes;


– Pesquisa de sangue oculto nas fezes POSITIVA;


– Pré-operatório em alguns tipos de cirurgia;


– Histórico familiar de câncer do trato digestivo;


– Antecedente familiar de polipose;


– Prevenção do câncer das vias digestivas altas (esôfago, estômago e duodeno);


– Pesquisa de infecção pelo H.pylori e acompanhamento após o tratamento;


– Controle pós-tratamento de doenças pépticas


– Controle evolutivo após certos tipo de cirurgia (gastrectomias, cirurgias bariátricas, etc.);


– Alguns tipos de tratamento tais como retirada de corpos estranhos, dilatações, erradicação de varizes de esôfago, retirada de pólipos, etc.




Para agendamento e  informações sobre os exames, por favor, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 21 2768 7259.

 

 

Endoscopia

Rua Ivan Vigné, 97 - Grupo 101 a 206 - Centro - Nova Iguaçu/RJ - CEP 26255-158 - 21 2768.7259