COLONOSCOPIA


Será necessário autorização para realização do exame, sendo fornecido um termo de consentimento informado. O objetivo do termo é esclarecer todas as dúvidas do exame junto a equipe da CEDIFI.


A colonoscopia, atualmente, representa um dos mais completos métodos de investigação da doenças colorretais, principalmente no rastreamento e prevenção do câncer de cólon.


O exame consiste na passagem, pelo ânus, de um tubo flexível, chamado colonoscópio, que possui um moderno sistema de vídeo, permitindo que o médico visualize as imagens da mucosa do reto, cólon e íleo terminal.


O exame será realizado sob a sedação venosa profunda, assistida por médico anestesiologista, com monitoração permanente da pressão arterial, da frequência cardíaca e da saturação de oxigênio do sangue. Você permanecerá dormindo durante o procedimento e não sentirá desconforto.


Alguns procedimentos podem ser realizados como a dilatação de certas estenoses do cólon, a esclerose de angiodisplasias e, frequentemente, a realização de biópsias e retirada de pólipos (polipectomia).


 Indicações


– Dor ou distensão abdominal;


– Obstipação crônica;


– Alteração repentina dos hábitos intestinais, tais como fezes finas, fezes mal-formadas;


– Diarréias crônicas;


– Mucorréia (saída de muco nas fezes);


– Sangramentos anais, inclusive em portadores de doença hemorroidária (hemorróidas), para exclusão de outras patologias que podem cursar com perdas de sangue;


– Pesquisa de anemias;


– Pesquisa de sangue oculto nas fezes;


– Prevenção do câncer de cólon;


– Antecedentes familiares de câncer colo-retal, polipose gastro-intestinal ou câncer de mama;


– Controle evolutivo de algumas patologias como colites e ileítes;


– Seguimento pós operatório em casos de colectomias.




Para agendamento e  informações sobre os exames, por favor, entre em contato com a nossa central de atendimento através do telefone 21 2768 7259.

 

Colonoscopia

Rua Ivan Vigné, 97 - Grupo 101 a 206 - Centro - Nova Iguaçu/RJ - CEP 26255-158 - 21 2768.7259